Faça Pós-Gradução Especialização em Psicanálise e Educação: A Prática da Inclusão dos Autismos – Friburgo RJ na Candido Mendes

Na transmissão de saber de uma cultura, a Educação opera com o tempo, o espaço e a palavra que são experimentados de forma sempre particular: a Educação é para todos, mas é preciso que cada um consinta em aprender.
Tempo, espaço e palavra também são cruciais na Psicanálise. As intervenções visam a relação do sujeito com a linguagem, a construção do próprio corpo, o uso dos objetos e os laços sociais. Em torno de um impossível, a Educação e a Psicanálise se articulam em suas diferenças e aproximações.
Com as mudanças na política educativa, a Escola Especial deixou de existir e se tornou obrigatório à instituição escolar receber “todos”, inclusive alunos que apresentam dificuldades mais graves para aprender e se relacionar com os outros. Mas afinal, de que se trata quando se fala de inclusão? O que fazer com aqueles que de nenhum modo podem estar em aulas ordinárias?
Se é impossível educar e tratar todos de uma mesma forma, pois cada um é um a sua maneira, com o autista isso exige mais ainda um projeto educativo e terapêutico singular. O autismo é um modo de funcionamento subjetivo que nos confronta com uma singularidade irredutível.
Promover a inclusão escolar não significa incentivar a proliferação de classificações diagnósticas precoces. O autismo se tornou o nome de crianças, adolescentes e adultos neste início do século XXI e a Inclusão, um problema para todos.

Objetivo

A partir da Inclusão do “diferente” – que, não raras vezes, recebe hoje o diagnóstico de autismo -, a proposta do curso é oferecer instrumentos teóricos e clínico-institucionais para os profissionais que trabalham com a Inclusão escolar ou do trabalho, a fim de que possam criar soluções para os impasses com os quais se deparam em suas práticas cotidianas.

A quem se destina esse curso

Graduados nas áreas da Educação e Psicologia, assim como praticantes da psicanálise e profissionais que atuam na Saúde Mental, Serviço Social e no campo da saúde em geral, tais como: Psiquiatria, Terapia Ocupacional, Neurologia, Musicoterapia, Psicomotricidade, Pediatria, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, entre outros.

Dados do Curso

icone tipo de curso

tipo de curso

Pós-Graduação

icone carga horária

carga horária

372 horas horas

icone horário do curso

horários

Modelo Híbrido (Semipresencial)

icone horário do curso

duração

13 meses

icone próxima turma

próxima turma

Agosto de 2024

icone próxima turma

investimento

18 parcelas de R$ 490,00
* Desconto de 10% para ex-alunos a partir da segunda parcela.

Aguarde, realizando operação...