Faça Nutrição na Candido Mendes

Estruturada sob o conceito da Promoção da Saúde e Bem-Estar, a ESCOLA DE SAÚDE da Universidade Candido Mendes apresenta um projeto que transcende o conceito de saúde restrito ao tratamento de doenças, apontando na direção de uma saúde integral, ou seja, física, mental, emocional, social, cultural e histórica, individual e coletiva, promovendo uma formação de excelência, preparando seus egressos para atuar em alto nível, tanto individualmente quanto em cooperação com equipes multidisciplinares, onde a educação para o autocuidado, o cuidado integrado e as novas tecnologias em saúde assumem papel essencial, especialmente neste momento.

Neste sentido, este setor possui demanda contínua na formação de profissionais qualificados para o enfrentamento dos desafios que emergem em nossos tempos, com a capacidade protagonista de buscar rápidas e efetivas soluções.

De forma complementar, o cenário atual vivenciado pelo mundo todo intensificou o despertar para a adoção cada vez maior de comportamentos saudáveis em todos os segmentos de atuação profissional na Saúde, inclusive, na adoção de novas tecnologias, protocolos e metodologias para o enfrentamento de crises sanitárias, como a atual.

Com isso, a ESCOLA DE SAÚDE da Universidade Cândido Mendes encontra-se estruturada na direção do desenvolvimento das competências científicas, éticas, técnicas, gerenciais, tecnológicas, comportamentais e socioemocionais para o enfrentamento dos grandes desafios que se apresentam na área da Saúde, tudo isso, embalado pela nossa TRADIÇÃO, pois são mais de 120 anos transformando vidas, HUMANIZAÇÃO, uma competência fundamental para quem deseja trabalhar na área da Saúde, INOVAÇÃO, tanto tecnológica quanto pedagógica e, por fim, pelo nosso compromisso e responsabilidade com o PACTO COM A EXCELÊNCIA, ou seja, buscar e fazer sempre o melhor.
• Laboratórios (Aulas Práticas);
• Biblioteca digital;
• Ferramentas tecnológicas;
• Convênios especializados.

Por que estudar na Candido Mendes

O curso possui uma matriz que oferece uma sólida formação básica e ampla formação específica que buscam preparar o futuro Nutricionista para as inúmeras possibilidades de intervenção na sua área.

Seus grandes diferenciais são as suas vivências práticas simuladas e os seus Estágios, cuidadosamente organizados em parceria com os conteúdos da matriz curricular relacionados às áreas consagradas da Nutrição, para lhe levar a um nível superior de conhecimento e intervenção profissional diferenciada.

Outro grande diferencial do curso é o seu Laboratório de Técnica Dietética, completamente estruturado para o seu pleno aprendizado.

Some-se a isto, o eixo estratégico Laboratórios (Aulas Práticas) – Convênios Especializados lhe oferecerá a melhor forma de conduzir o seu curso com excelência e vivência prática.

Perfil Profissional do Aluno da UCAM

Conforme o Art. 3ª (item I) da Resolução CNE/CES 5, de 7 de novembro de 2001, o Nutricionista deverá possuir uma “formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural”.

Como competências e habilidades gerais, no Art. 4º, este estabelece:
“I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.”

Mercado de Trabalho

O Nutricionista é o profissional responsável por todas as ações envolvidas na cadeia alimento-alimentação-saúde. É o responsável por planejar, orientar, organizar, gerenciar, coordenar e dirigir programas de alimentação e nutrição nos mais diversos espaços e contextos: Hospitais, Restaurantes, Hotéis, Spas, Equipes Esportivas, Clubes Sociais, Abrigos (Infantis e de Idosos), Empresas, Escolas, entre tantos outros.

Assim, organiza cardápios selecionando alimentos diversificados para compor pratos variados e equilibrados na direção do suprimento das necessidades nutricionais dos seus clientes, sejam estes pacientes, alunos, atletas, colaboradores ou hóspedes. Atua, também, na orientação e prescrição especializada de dietas individuais ou para grupos específicos, desde portadores de doenças (diabéticos, hipertensos, obesos, doentes renais/hepáticos/outros) até atletas do mais alto nível de performance, como tratamento e/ou preparação que exige uma prescrição nutricional específica.

Para tanto, uma das suas responsabilidades é garantir a qualidade do que vai ser consumido, com isso, sua atuação envolve a seleção dos fornecedores, o controle de validade dos insumos, a higiene durante o processo da cadeia de preparação (estocagem, manuseio e descarte) e a preparação/supervisão dos alimentos/cardápio selecionado.

Numa sociedade que se alimenta muito mal qualitativamente e onde a obesidade avança significativamente, esta profissão ganha cada vez mais importância.

Dados do Curso

icone carga horária

carga horária

3355 h/a

icone titulação do curso

titulação

Bacharelado

Onde estudar

Escolha uma unidade abaixo para ver mais informações

Coordenação

Prof.ª Me. Claudia Olsieski da Cruz

Prof.ª Me. Claudia Olsieski da Cruz



e-mail: claudia.cruz@candidomendes.edu.br

Turnos

Turnos

Turnos

Valores
Valor Integral: R$ 686,40
Primeira mensalidade: R$ 209,00
Novas Matrículas 2025/1: R$ 411,84
ENEM, Transferência e Segunda Graduação: R$ 377,52

Coordenação

Prof.ª Me. Claudia Olsieski da Cruz

Prof.ª Me. Claudia Olsieski da Cruz



e-mail: claudia.cruz@candidomendes.edu.br

Turnos

Turnos

Turnos

Valores
Valor Integral: R$ 686,40
Primeira mensalidade: R$ 209,00
Novas Matrículas 2025/1: R$ 411,84
ENEM, Transferência e Segunda Graduação: R$ 377,52

Coordenação

Prof.ª Me. Claudia Olsieski da Cruz

Prof.ª Me. Claudia Olsieski da Cruz



e-mail: claudia.cruz@candidomendes.edu.br

Turnos

Turnos

Turnos

Valores
Valor Integral: R$ 686,40
Primeira mensalidade: R$ 209,00
Novas Matrículas 2025/1: R$ 411,84
ENEM, Transferência e Segunda Graduação: R$ 377,52

Coordenação

Prof.ª Me. Claudia Olsieski da Cruz

Prof.ª Me. Claudia Olsieski da Cruz



e-mail:

Turnos

Turnos

Turnos

Valores
Valor Integral: R$ 686,40
Primeira mensalidade: R$ 209,00
Novas Matrículas 2025/1: R$ 411,84
ENEM, Transferência e Segunda Graduação: R$ 377,52

Aguarde, realizando operação...