Faça Pós-Gradução Especialização em Psicanálise e Educação: A Prática da Inclusão dos Autismos – Friburgo RJ na Candido Mendes
Na transmissão de saber de uma cultura, a Educação opera com o tempo, o espaço e a palavra que são experimentados de forma sempre particular: a Educação é para todos, mas é preciso que cada um consinta em aprender.
Tempo, espaço e palavra também são cruciais na Psicanálise. As intervenções visam a relação do sujeito com a linguagem, a construção do próprio corpo, o uso dos objetos e os laços sociais. Em torno de um impossível, a Educação e a Psicanálise se articulam em suas diferenças e aproximações.
Com as mudanças na política educativa, a Escola Especial deixou de existir e se tornou obrigatório à instituição escolar receber “todos”, inclusive alunos que apresentam dificuldades mais graves para aprender e se relacionar com os outros. Mas afinal, de que se trata quando se fala de inclusão? O que fazer com aqueles que de nenhum modo podem estar em aulas ordinárias?
Se é impossível educar e tratar todos de uma mesma forma, pois cada um é um a sua maneira, com o autista isso exige mais ainda um projeto educativo e terapêutico singular. O autismo é um modo de funcionamento subjetivo que nos confronta com uma singularidade irredutível.
Promover a inclusão escolar não significa incentivar a proliferação de classificações diagnósticas precoces. O autismo se tornou o nome de crianças, adolescentes e adultos neste início do século XXI e a Inclusão, um problema para todos.
Objetivo
A partir da Inclusão do “diferente” – que, não raras vezes, recebe hoje o diagnóstico de autismo -, a proposta do curso é oferecer instrumentos teóricos e clínico-institucionais para os profissionais que trabalham com a Inclusão escolar ou do trabalho, a fim de que possam criar soluções para os impasses com os quais se deparam em suas práticas cotidianas.
A quem se destina esse curso
Graduados nas áreas da Educação e Psicologia, assim como praticantes da psicanálise e profissionais que atuam na Saúde Mental, Serviço Social e no campo da saúde em geral, tais como: Psiquiatria, Terapia Ocupacional, Neurologia, Musicoterapia, Psicomotricidade, Pediatria, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, entre outros.